quarta-feira, 24 de agosto de 2011

COM PIQUE O DIA TODO


COMO TER ENERGIA PARA ENFRENTAR BEM O DIA.
Às vezes sinto um cansaço no meio do dia e perco o pique para dar conta dos compromissos. Como recuperar a energia?


         Existem na natureza várias plantas com poder de aumentar o nível de energia do organismo. Elas podem ser utilizadas na forma de extratos encapsulados, na forma de chás, banhos, etc. Vários alimentos também podem ser utilizados com o propósito de energizar corpo e mente. Aproveite para comer bem, saborear os alimentos e melhorar seu nível de energia.
         Mas para poder usufruir ao máximo do poder energizante dos alimentos alguns cuidados são importantes, como:

  1. Não comer exageradamente. O excesso de alimentos, principalmente se muito doces ou gordurosos, pode causar sonolência após as refeições.
  2. Tentar manter todas as refeições do dia equilibradas. Alimentar-se em intervalos regulares é importante para evitar a hipoglicemia, que pode causar queda de energia.
  3. Preferir carboidratos com baixo IG. Esses alimentos fornecem energia de uma forma mais lenta, porém contínua, mantendo seu cérebro mais alerta e seus músculos mais energizados.
  4. Manter uma boa ingestão de água. A queda do estado de hidratação do organismo pode levar a fadiga muscular e lentificação dos processos cerebrais.
         Abaixo seguem algumas dicas gerais importantes para melhorar o seu pique:
  1. Tomar regularmente um complexo de vitaminas e minerais antioxidantes adequado às suas necessidades. As características da vida moderna causam uma devastação nos nossos estoques de antioxidantes que, a longo prazo, pode levar a fadiga crônica.
  2. Quando o assunto é crise de energia a reposição de nutrientes como L-Carnitina, D-Ribose, Picolinato de Cromo e Coenzima Q 10 são essenciais.
  3. Reposição hormonal pode ser necessária se a fadiga for causada por deficiências hormonais. Quando em queda, alguns hormônios podem levar a fadiga mental ou física.
  4. Faça exercícios físicos regulares e moderados. Associe aeróbica, musculação e alongamento. Lembre-se que a regularidade é tão ou mais importante que a intensidade.
  5. Regularizar os horários de sono, evitando inverter o ritmo circadiano, é um dos fatores mais importantes no combate à fadiga. Sono irregular provoca fadiga e acelera a velocidade de envelhecimento físico e mental.
  6. Uma respiração correta ajuda a trazer de volta a disposição. Pratique exercícios respiratórios diariamente. Inspire e expire movimentando o abdome, não o tórax, para que você possa usar toda a sua capacidade pulmonar. A respiração torácica é incompleta e causa uma oxigenação incompleta do organismo.
  7. Aromas cítricos despertam a atenção. O cheiro do limão refresca a atenção e estimula a produção de norepinefrina, hormônio associado à energia. Pode ser um incenso de aroma cítrico ou algumas gotas de óleo essencial de limão no difusor.
  8. Sempre que possível, reserve uma hora para você em meio à correria do cotidiano. Relaxe ou dedique-se a algum lazer.
  9. Fazer uma sesta após o almoço funciona bem para muitas pessoas.
  10. Tente levar a vida de uma forma mais relaxada e descontraída. Pratique a terapia do riso.
Paula Figueirêdo
Medicina Ortomolecular – Ciências Antienvelhecimento

Um comentário: