quarta-feira, 24 de agosto de 2011

ALIMENTOS QUE TURBINAM O ORGANISMO

            Alimentos que dão disposição extra ao organismo, energia para encarar o dia a dia da vida moderna.

Para melhorarmos o nível de energia ao longo do dia precisamos introduzir na nossa dieta alimentos que estimulem o metabolismo e mantenham constantes os níveis de energia. Uma das mais importantes causas de cansaço crônico é o mau funcionamento da glândula Supra-renal, decorrente de fatores cronicamente estressores como rotina corrida, má alimentação, hábitos irregulares como alteração freqüente do ritmo de sono, sedentarismo, ingestão regular de bebidas alcoólicas, etc. Carência de vitaminas do complexo B leva a uma disfunção da Supra-renal, que pode causar queda importante e abrupta dos níveis de energia.

- Como tirar o pique dos alimentos:

         É essencial que se adote uma dieta rica em nutrientes, vitaminas e sais minerais que estimulem o metabolismo. As vitaminas C e do Complexo B são super energéticas, como também os minerais Magnésio e Zinco, o aminoácido L-Carnitina e a Coenzima Q 10. Uma dieta, para ser rica, deve ser variada com ingestão de legumes, verduras e frutas, além de cereais integrais, proteínas e gorduras saudáveis de origem vegetal.


- Os alimentos que turbinam o organismo e como consumi-los:

            Os principais alimentos energéticos que encontramos no nosso dia a dia são:
  • Cereais integrais – são boas fontes de vitaminas do Complexo B e liberam açúcar lentamente na corrente sanguínea, o que mantém um fluxo estável de energia ao longo do dia. Podem ser consumidos crus misturados a frutas, ou cozidos em mingaus. Um prato de mingau de aveia pela manhã garante uma liberação perfeita de energia ao longo do dia.
  • Salsa – é riquíssima em vitamina B12 e contém mais vitamina C que as frutas cítricas. Use para temperar seu almoço.
  • Algas marinhas – usadas na culinária oriental há milhares de anos, as algas são saborosas e contêm mais sais minerais que qualquer outra fonte alimentar. Seus usos são variados, dependendo da alga mas, de modo geral, podem ser cozidas com legumes ou misturadas ao arroz e ainda guarnecer saladas ou temperar peixes.
  • Verduras – quando frescas, não processadas, contêm todas as vitaminas do complexo B e nutrientes energéticos como Magnésio e Ferro. Brócolis, aspargos e espinafre são bons exemplos de verduras energéticas. Podem ser consumidas cruas (de preferência) em saladas e sucos, ou cozidas.
  • Frutas – Ricas em sais minerais, água e fibras, são de boa digestão e fácil assimilação pelo organismo. Abuse de frutas como pêssego e uvas no seu cardápio.
  • Tubérculos – abóbora e inhame são exemplos de tubérculos energéticos e ricos em nutrientes que desintoxicam o organismo e equilibram os níveis de açúcar no sangue, proporcionando um nível estável de energia ao longo do dia. Devem ser consumidos cozidos.
  • Sementes – as sementes de linhaça são ricas em ácidos graxos Ômega 3 e Ômega 6, importantes no transporte de oxigênio para as células e na produção de energia intra-celular. Melhor consumi-las batidas com iogurte ou vitaminas de frutas. Outra boa opção são as sementes de girassol, ricas em vitaminas, minerais e proteína, para serem consumidas como petiscos.
  • Brotos – são as sementes de legumes ou de cereais germinadas. Ricas em antioxidantes, proteínas e fibras, são alimentos altamente energéticos que ajudam a revitalizar e fortalecer o organismo. Melhor se consumidos ao natural.
  • Ervas – podem ser usadas como chás ou em forma de cápsulas. O astrágalo fortalece o sistema imunológico, ajuda no controle de peso e combate a fadiga. O ginseng siberiano, usado como tônico energizante há milhares de anos, é uma erva adaptógena (ajuda o corpo a se adaptar ao estresse), restauradora e rejuvenescedora. Chá da folha jovem da urtiga, além de limpar o fígado e ajudar a controlar infecções, é um potente estimulante. As folhas podem ser consumidas cozidas em saladas, pois a cocção acaba com seu poder urticariante.


- Qual a importância da gordura, carboidratos, proteínas e sais minerais para o nosso corpo e os perigos da dieta restritiva:

            Os carboidratos são os alimentos energéticos por excelência. Os melhores carboidratos para se incluir em uma dieta saudável são os cereais integrais, verduras, legumes e frutas que, conforme vimos, permitem um afluxo constante e equilibrado de açúcar no sangue, mantendo assim um nível adequado de energia ao longo do dia.
            As proteínas são nutrientes construtores, responsáveis pela formação e manutenção da nossa massa muscular, ossos e cartilagens, bem como das fibras de colágeno e elastina, que dão sustentação à nossa pele e órgãos. Proteínas de origem vegetal como soja, quinoa, trigo-sarraceno, amaranto, nozes e sementes são bem assimiladas e aproveitadas pelo organismo.
            As gorduras são importantes fontes de ácidos graxos Ômega 3, 6 e 9, como também auxiliam na absorção das vitaminas lipossolúveis A, D, E e K. As melhores gorduras são as provenientes das nozes e sementes, ricas em aminoácidos, vitaminas e sais minerais, que turbinam o metabolismo e auxiliam a perder o excesso de peso. Azeite de oliva extra-virgem é outra boa opção.
Sais minerais e vitaminas são nutrientes reguladores. Têm a função de regular as reações bioquímicas que ocorrem no organismo, mantendo o metabolismo equilibrado. Para ter um metabolismo afinado e manter a saúde em dia é necessário um aporte regular de vitaminas e minerais bem variados. Daí a importância de fugir das dietas restritivas.

As dietas restritivas acabam por tornar o organismo deficiente de algumas vitaminas e minerais, o que interfere de forma negativa no metabolismo. Quando a dieta é pobre pode haver comprometimento do sistema imunológico, reduzindo as nossas defesas orgânicas, e do fígado, reduzindo a digestão e absorção dos nutrientes que nos mantêm a vida. Pessoas que seguem dietas restritivas a longo prazo se tornam fracas e envelhecem mais rapidamente do que aquelas que seguem dietas balanceadas e ricas em nutrientes diversos.


Dra. Paula Figueirêdo, médica com formação em Terapia Ortomolecular.
Contato: (85) 9627.7711 / 9711.4165.

Nenhum comentário:

Postar um comentário